Transmedia Storytelling - O teu futuro passa pela biblioteca escolar

Blog Hits: 73

Transmedia storytelling representa um processo, onde os elementos integrantes de uma ficção se dispersam, sistematicamente, por vários canais de entrega, com a finalidade de criar uma experiência de entretenimento unificada e coordenada.

Idealmente, cada meio faz sua própria contribuição única para o desdobramento da história.

(Jenkins, 2007)

No ano letivo transato, a nossa biblioteca escolar viu aprovada, pela Rede de Bibliotecas Escolares, uma candidatura "Ideias com mérito". O projeto, que foi a concurso, assenta na criação de narrativas com recurso a um novo processo, mais conhecido por "Transmedia Storytelling". 

Numa visão sucinta, temos os alunos e vários agentes educativos envolvidos no processo de construção dos artefactos, na criação, encenação e interpretação das histórias e, no fim, todas estas ações irão culminar numa atividade performativa para apresentar à comunidade educativa. Paralelamente, os restantes alunos integram o público que é estimulado para a leitura e para a utilização regular das bibliotecas do município. Neste projeto, para além de criarmos cenários de fantasia e de magia, o espectador tem um papel ativo na prossecução da narrativa, pelo que pretendemos quebrar o paradigma estabelecido, ao longo dos últimos anos, na “Hora do Conto”, onde temos o público num papel, maioritariamente, passivo e, apenas, se o contador de histórias assim o entender, com intervenções esporádicas. Conheça melhor o projecto, clicando aqui!

Print

Related Articles

Plano Nacional das Artes