Blog

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Outubro de 2020

top mes BE 2020 04

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma oportunidade para as bibliotecas escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. 

O tema do MIBE 2020, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar, baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade. Questão central na atualidade, o tema leva-nos a refletir sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo.

A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.No âmbito do MIBE, a International Association of School Libraries (IASL) lança os habituais projetos de troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países - com a opção de realizar estas trocas por correio ou virtualmente - e propõe algumas atividades a desenvolver.Diariamente são publicados do Instagram RBE os cartazes elaborados pelas bibliotecas para celebrar Rede de Bibliotecas Escolares. (Outubro de 2020).

 

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Obtido de Rede de Bibliotecas Escolares: https://rbe.mec.pt/np4/2614.html

Concurso FCT - Nova Challenge

banner 2019 

No ano letivo transato, o clube de robótica, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, no concurso FCT - Nova Challenge, obteve o prémio de melhor apresentação. O prémio atribuído foi um curso de 5 semanas, acerca de empreendedorismo, que decorreu no início do ano 2020 e teve a duração de 5 semanas. Na formação, participaram 6 alunos e 2 professores. No dia 26 de Julho, de 2020, a FCT enviou os certificados de participação, com as respetivas classificações obtidas no curso. Foi uma experiência única para professores e alunos, na qual participaram inúmeras personalidades conhecidas do mundo empresarial e, ainda, destaque para a colaboração do reitor da Universidade de Nova Iorque que prestou, a alunos e professores, uma visão interna do mercado Norte Americano.

Plano Nacional das Artes

106203382 2072117316264951 1812459684076445385 o

A biblioteca escolar, com o projeto, "Transmedia Storytelling - O teu futuro passa pela biblioteca escolar", integra o Plano Nacional das Artes e, para a sua consecução, conta com a colaboração do "Museu 0".

No passado dia 5 de Julho, tivemos a oportunidade de apresentar o projeto à Doutora Graça Fonseca, ministra da cultura, e o retorno foi bastante positivo, pelo que contamos com a colaboração do ministério para nos apoiar na consecução do projeto. Entretanto, em colaboração com o "Museu 0", temos vindo a preparar atividades e contamos com o apoio dos seus artistas residentes e da sua rede de contactos. Em breve, contamos ter uma formação em "Stop Motion", cujo conteúdo, gerado, integrará as atividades de Transmedia Storytelling.

Biblioteca escolar junta-se a movimento solidário

IMG 4752

As bibliotecas escolares, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas,  em colaboração com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel,  responderam ao apelo das entidades de saúde e empresas locais onde, através de recursos humanos e impressoras 3D, com o apoio de #Makers locais e de ajudas financeiras, que permitiram a aquisição de equipamentos e de consumíveis, realizaram mais de 4500 viseiras. As impressoras, que foram entregues ao professor bibliotecário, após a pandemia, serão doadas às escolas e colocadas ao dispor dos alunos, para que estes, desde tenra idade, possam iniciar-se no mundo da impressão 3D.

Para terminar, deixamo-vos um vídeo, realizado pela agência Lusa, onde falam de algumas das ações realizadas, no âmbito do projeto.

Prémio Ilídio Pinho, 16.ª edição

CE 16edição00418

No dia 12 de Fevereiro, de 2020, os alunos do clube de robótica, coordenados pelo professor Vítor Gonçalves, venceram, mais uma vez, o primeiro prémio do V escalão do concurso "Ciência na Escola". A entrega do prémio foi efetuada pelo Engenheiro Ilídio Pinho e Doutor Tiago Brandão Rodrigues, ministro da educação. A salientar, ainda, que o clube de robótica encontra-se inserido nas atividades da biblioteca escolar.

Transmedia Storytelling - O teu futuro passa pela biblioteca escolar

Transmedia storytelling representa um processo, onde os elementos integrantes de uma ficção se dispersam, sistematicamente, por vários canais de entrega, com a finalidade de criar uma experiência de entretenimento unificada e coordenada.

Idealmente, cada meio faz sua própria contribuição única para o desdobramento da história.

(Jenkins, 2007)

No ano letivo transato, a nossa biblioteca escolar viu aprovada, pela Rede de Bibliotecas Escolares, uma candidatura "Ideias com mérito". O projeto, que foi a concurso, assenta na criação de narrativas com recurso a um novo processo, mais conhecido por "Transmedia Storytelling". 

Numa visão sucinta, temos os alunos e vários agentes educativos envolvidos no processo de construção dos artefactos, na criação, encenação e interpretação das histórias e, no fim, todas estas ações irão culminar numa atividade performativa para apresentar à comunidade educativa. Paralelamente, os restantes alunos integram o público que é estimulado para a leitura e para a utilização regular das bibliotecas do município. Neste projeto, para além de criarmos cenários de fantasia e de magia, o espectador tem um papel ativo na prossecução da narrativa, pelo que pretendemos quebrar o paradigma estabelecido, ao longo dos últimos anos, na “Hora do Conto”, onde temos o público num papel, maioritariamente, passivo e, apenas, se o contador de histórias assim o entender, com intervenções esporádicas. Conheça melhor o projecto, clicando aqui!

Acerca de nós

O portal da rede concelhia de bibliotecas aglutina, num espaço comum, os serviços e publicações electrónicas dos vários parceiros da rede. A partir deste portal, poderá conhecer melhor o nosso trabalho e aceder ao catálogo individual e coletivo de cada uma das bibliotecas.